sexta-feira, novembro 25, 2005

O Alentejo é lindo...

Também tenho um gostinho pela fotografia, pelo que irão aparecer por aqui algumas, de vez em quando. Esta é da minha autoria (obviamente).Umas melhores, outras piores, mas são minhas. São as melhores do mundo.

Temos de Apertar o Cinto... mas que não seja o meu....

Hoje ouvi o nosso primeiro Sócrates a responder a suas excelentíssimas eminências todas poderosas, os magistrados, mais em concreto ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça que fez duras criticas ao Governo pela sua actuação face ao sector da justiça. . Quanto a isso tenho a dizer:

-Temos de exigir uma reforma da justiça. Mas atenção, desde que nessa reforma se inclua mais um mês de férias, porque os dois que temos são muito stressantes. Viagens e mais viagens... temos de ter algum tempo para descansar, porque só assim podemos despachar as pilhas de papeis que se amontoam lá nos gabinetes, e quando voltamos, estamos cheios de pica. Ah! Um aumento substancial de ordenado (nada menos que 8 ou 9%) para fazer face ao enorme aumento do custo de vida... é que fartamo-nos de fazer contas para que o ordenado chegue ao fim do mês, e ainda dê para um pacotezito de acções (as quais também estão caríssimas). E já agora mais uns emolumentos lá nos serviços, porque não se pode trabalhar de graça, não é?”

E este recado também serve a muitos outros, como os professores, os funcionários públicos, os médicos, os enfermeiros... TODOS.

Então alguém me sabe dizer como é que se pode reduzir a despesa pública (que é enorme) se não for com quem aufere directamente do Estado?

O aumento dos impostos só dá é mais receita. E os gastos? Vamos tirar aos pensionistas? Sim se for àqueles que acumulam pensões em cima de pensões, para além de investimentos de longa data, os quais certamente não precisam dessas mesmas pensões para viver. Mas esses, é claro que rabeiam logo! Porque os outros, a enorme maioria silenciosa, não têm poder para tal. Daí que quando se toca em tais lobies, como a justiça, os professores, os funcionários públicos... enfim, todos eles, claro que rabeiam. E muito.

Lembro-me pois de um artigo de Eduardo Prado Coelho no “Público” em que diz:

Nós temos que mudar. Um novo governante com os mesmos portugueses nada poderá fazer. Está muito claro... Somos nós que temos que mudar.

E dou-lhe toda a razão. Por muito que me custe, tem toda a razão. E que haja o primeiro que ao ler o texto, não se reveja em meia dúzia de situações...

quinta-feira, novembro 24, 2005

Apresentação e 1ª ferroada...

Ora pois muito bem... Depois de algum tempo a pensar nisto, resolvi por fim começar a debitar por aqui umas quantas "considerações" que me vão passando pela minha (pouca) massa cinzenta, durante esta passagem por este mundo e muito em especial por esta Cidade de Moura, a qual me "adoptou" desde tenra idade e a qual eu tomo como minha também.
Não sei se alguém irá olhar para aqui, mas enfim, pelo menos passo o tempo a gastar a ponta dos dedos no teclado do meu computas.
Este "blog???" não tem a intenção de ser partidário de qualquer facção política, nem se rege por nenhum tema em especial. Tanto pode ser arruaceiro (de rua) ou universal (de universo). Tanto pode dizer bem, como dizer mal. Mas sempre, sempre dirá aquilo que penso em relação a acções, pensamentos, ou outro qualquer tipo de manifestação sobre a qual eu tenha opinião ( e tenha algum tipo de argumento minimamente legível e compreensível, o que nem sempre acontece).

Como tal, hoje vou começar por tecer um pequeno comentário a um tal "blog???" que tenho ouvido falar, e que obviamente a curiosidade me levou a dar uma "vista de olhos". É o tal Pasquim da patada, que realmente tem muito de patada, mas na poça.

Pelo que me dá a perceber, esses senhores não se dão muito com o actual poder autárquico, e ao contrário do que é a intenção deste espaço, estão ao serviço de uma força política bastante bem identificada. Tanto através dos ressentimentos pela autarca independente de St.º Aleixo, que enquanto foi considerada “sua” era do melhor, mas que agora roeu a corda, e há que atacar. E porquê? Porque a senhora resolveu viabilizar algo que é de todo o interesse, não só para o Concelho, mas para todo o País. Algo que até o Ministro da Economia deu como exemplo a seguir em termos de iniciativa para projectos estruturantes, ainda mais numa zona tão necessitada como é a nossa. Mas não. Esse não é um bom projecto. Isso é uma Megalomania. E o emprego? Não conta? Se queremos prosperar há que começar por algum lado, e se uma coisa que não nos falta é o Sol, então teremos que aproveitar as suas potencialidades. Ainda mais com metas para atingir a nível do protocolo de Kyoto, e com o défice energético que existe a nível nacional. Esse assunto faz-me lembrar algo que aconteceu há uns anos, em que foi criada a COMOIPREL, e depois do executivo Socialista ter entrado, acabou-se com tudo, tendo muitos jovens do Concelho ter de ir estudar para outras Escolas profissionais, noutros concelhos, como é o caso da de Serpa, da Vidigueira, de Beja, etc. E não quero saber se houve fraudes ou não. O caso foi a tribunal e ficou resolvido. O certo é que foram oito anos em que se acabou com algo que tinha sido feito para melhorar a educação dos jovens do Concelho, dando-lhes uma via profissionalizante, o que cada vez mais é uma alternativa mais que válida ao sistema de ensino tradicional, como está mais que provado.

Mais recentemente, vi nesse mesmo “pasquim” um outro “post” que remete para esse grande herói que foi Astérix e o seu literalmente grande amigo Obélix, e todas as suas gentes. Diz lá prós finalmentes, e em ares de “ressalva” que aquela “...informação foi retirada do jornal “A Planície”...” mas não me recordo de no referido jornal dizerem que o Sr. Santiago Macias estava a pensar em “bater as asas”. Será que se confundiram e estavam a querer falar naquele candidato a esta Câmara que deu de frosques assim que viu perdida a eleição? Parece que esquecem que esse Senhor tem obra feita, tanto no Concelho onde trabalha, que por sinal é dos mais carenciados a nível nacional, mas que tem dado mostras de saber aproveitar, e bem, os poucos recursos de que dispõe, como é, neste caso, a sua história. E pelo “meios-tempos” em que por cá vai passando, tem feito obra, ou já se esqueceram do tão mal amado Castelo, que durante tantos anos esteve deixado ao abandono.

Penso que é um mal muito enraizado por aquelas bandas, o de dizer mal, desde que não sejam da nossa cor. Eu por cá, vou tentar dizer aquilo que penso, sem ligar a cores, a não ser a do Benfica... e mesmo aí também digo que jogar com seis defesas e dois médios defensivos... nem com o velho Trap.

Enfim... desta vez calhou a criticar estes. Da próxima até posso dizer bem destes e mal dos outros. Mas certamente, é a minha (pouca) massa cinzenta a debitar e não a de um ou uns quaisquer iluminados, que me dizem que as nossas paredes estão pintadas de preto, e eu vou nessa... Ai isso é que não...