quinta-feira, agosto 31, 2006

Tonalidades

A imensidão Alentejana, as resistentes azinheiras que teimam em sobreviver isoladamente, depois de décadas de dizimação, para a cultura desenfreada de quem quis fazer do Alentejo o celeiro da nação. Utopias, como tantas outras.
Mas a natureza sabe renovar a sua beleza. Depois da primeira lavra nas terras preparando agora, talvez, um ano de descanço, à falta do verde das azinheiras, eis que passados alguns dias, e algumas pingas de água, começam a vislumbrar-se alguns verdes que se juntam às várias tonalidades dos solos revoltos, que vão do amarelo ao castanho vivo. E ao fundo... uma azinheira que teima em resistir.

segunda-feira, agosto 28, 2006

Um Braço de Alqueva

Não há fome que não dê em fartura - diz o povo com a sua grande sabedoria.
Cá no nosso Alentejo, eis que, quase de um momento para o outro, tudo mudou. Não há muitos anos poderiamos andar quilómetros e quilómetros, e água nem vê-la. Hoje, até mesmo da parede do jardim, temos uma vista previligiada da curva do Rio Ardila, pleno de pujança, como se de um enorme rio se tratasse. Pena seja que ao passarmos pela ponte do Ardila, e ao olharmos para montante, tenhamos uma vista desse mesmo rio, pormenorizada, com uma água de cor verde, com zonas de uma espuma clara, e laivos do que parece ser algo gordurento.
Assim como a água de Alqueva, que já foi confirmado oficialmente não estar em condições para um tipo de turismo balnear, pelo que terá de ser aproveitada para regadios, produção energética, e ao nível de turismo, só mesmo barcos, pesca, e campos de golfe.
Eu diria mais... Para Fotografia também... Enormes espelhos de água, conciliados com os recantos da bela paisagem Alentejana... Há que aproveitar e explorar (onde nos deixam...), já que "nuestros hermanos" só nos mandam caquinha, e não podemos tomar um banhitos...
E para acabar como comecei: De Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos...

sábado, agosto 26, 2006

Saudades da terra

Hoje vou aqui fazer referência ao blog de um amigo de longa data, emigrado na Suiça há vários anos, e que dedica os seus tempos livres à pintura, recreando memórias e espaços de outros tempos, e passando-os para a tela numa forma tão singular e peculiar como é a arte Naíf, também conhecida como Arte Primitiva Moderna.


Estes são dois bons exemplos da sua obra. Quem não se lembra do "Nicolau" a vender as suas deliciosas sandes e linguas de sogra, ao Domingo, em frente ao jardim na sua motoreta? Ou ainda, o vendedor da cal a percorrer as ruas da vila com o seu forte pregão: -Olhá cal branca mulher...
Tudo isso poderemos encontrar em:
http://peintre06.skyblog.com/index.html

Aproveito para fazer a (fraca) tradução para português da sua página de apresentação.
"Um novo pintor Naíf, que começou a pintar com 24 anos. Uma arte autênticamente Naíf, e um talento notável, dirigido para o sonho.
As paisagens, as figuras, tratadas em tons claros e de uma extrema frescura, envoltas numa luz misteriosa e radiante de uma ternura profunda.
Ele participou na Art'air em 2004, na Pintura a Óleo em 2005, e ainda na Arte nas terras Raianas - Prémios Saluquia 2005''.

Muitos Parabéns Jorge, um grande abraço, e continua...

sexta-feira, agosto 25, 2006

Torre Sineira


Bem... hoje entusiasmei-me com os dois comentários que tive, e já estou a abusar nos posts. Mas é para compensar os "meus visitantes" pelos meses que levo sem colocar aqui nada.
Esta foto, eu reolvi fazer em PB (Tal como os assuntos de política do meu blog) para não a estragar ainda mais que aquilo que iria sair só pelo facto de ser tirada por mim. Pois as cores reais desta nossa torre, que depois de sofrer várias alterações ao longo dos séculos, levou por fim com uma bela cor amarela, por esse tão nobre organismo de, bloqueio umas vezes, e outras de um futurismo tal, que deixa o mais distraído cidadão estupidofacto...
P.S. (Sem......): Não estou a falar da Câmara (mas poderia estar), mas sim do IPPAR.

A Ganda Imensidão... como ela é.

Onde mais poderemos encontrar tal imensidão???
-Pronto. Ok... Em vários sitios do globo, e até na Lua e em Marte.... Mas esta é Única. É cá. No nosso Alentejo.
Posso Dizer que é perto da Póvoa de S. Miguel, mas não sei o nome do local...

Escaça pastagem



Foto tirada em 2005, em plena seca generalizada, no caminho entre Alqueva e Marmelar. Os pobres animais esforçavam-se por encontrar alguma comida na pastagem já repassada várias vezes. Também baptizei esta foto com o cognome de -Comendo terra-.

quinta-feira, agosto 24, 2006

IUPIIIII… Eh Pá, Tive Uma Visita…

Hoje tive um bocadinho livre para vir aqui colocar qualquer coisita, e qual não é o meu espanto quando olho para o último post e vejo lá: -Coments:1.
-Ehhh Pá... Mas o que vem a ser isto??? Quem é que andou por aqui a rondar??? Atão não é que por fim tive um comentário??
E lá fui com o dedito nervosito clicar no numerozito pequenito. Aquilo deveria ser obra de algum cyber-tresloucado que na sua louca deambulação veio parar ao local mais inóspito do cyber-espaço, e completamente passado com tamanho monte de baboseiras, resolveu achincalhar-me no meu próprio reduto.
Lá carreguei, esperando nervosamente que a ligação (super rápida) que o meu fornecedor de serviço me disponibiliza a troco de uns míseros éros, que a janelinha dos comentários abrisse.

Por fim lá aparece a janela, e ao olhar para o nome do comentador, fico aterrado.
Sátiro. Bem isto vai ser o fim do mundo. Vai-me satirizar forte e feio em minha própria casa.
Qual não é o meu espanto, quando começo a ler, e vejo que não é nada disso, e que o tipo até parece gostar daquilo que viu. Porreiro. Vai divulgá-lo e tudo… E até me dá os parabéns. Eh pá, isto agora é que vai ser um ganda arraial. Terei de contratar daqueles seguranças para seleccionar as entradas??? Em que banco irei abrir conta quando os gajos da televisão me vierem oferecer os contratos milionários?

Alto. (Pensamento consequente) O tipo chama-se Sátiro. Isto só pode ser uma sátira. E das grandes. O meu blog vai ser o mais gozado de todos os tempos. Este vai dizer ao amigo, que ainda é pior do que ele uma quinhentas mil vezes, e depois vão para o canto do Pinto, e... pronto. É o fim. Nunca mais vou sair de casa, vou construir um bunker, tal americano nervoso, vou enchê-lo de mantimentos, água e… não. Água não. Umas garrafitas de tinto e uma gradezitas de cerveja, convidar uns amigos e…
-E FAZER UMA GRANDE FARRA… Porra, tive uma visita no blog. Boa ou má, foi uma visita. E até que foi um\ncomentário bem simpático do amigo Sátiro, o qual aproveito para cumprimentar publicamente (é claro que o público sou eu e… ele, se cá voltar outra vez). Claro que fui logo ver o seu blog, que desconhecia e gostei bastante.

P.S. (sem conotações políticas, que este blog não se quer de cor alguma, a não ser as das fotos): Quando estava a fazer este post, verifiquei que entretanto caiu outro visitante, com outro comentário, o qual aproveito para agradecer. Obrigado também para ti Silvestre. Continua com essas belas fotos.

P.S. 2 (Sem conotações... blá, blá, blá) Divulguem amigos, divulguem, que dá força ao ego.

terça-feira, agosto 22, 2006

Mar Seco



Searas ondulantes, pingadas por azinheiras solitárias, resistindo ao calor abrasador. É assim este nosso Alentejo. Único.