quarta-feira, dezembro 27, 2006

Momentos Intemporais....



Pensava eu que não viria aqui tão depressa... Por falta de "Estado de Espírito" dizia eu para mim próprio. Mas eis que este "Estado de Espírito" me deu para aqui...

Vou voltar com a musica. Desta vez, não para realçar a sua mensagem, mas a sua capacidade para nos transportar para locais e para situações passadas, que marcam as nossas vidas de forma inolvidável.

Teimamos em apenas recordar as más experiências, pois diz o povo, são essas que nos ensinam a viver. Têm a sua razão. Mas é sem dúvida com as boas recordações que vamos adoçando as nossas vidas. São as boas recordações que dão sentido a esta curta passagem pela vida.

A musica tem a capacidade de nos transportar de novo para esses momentos. Escolhi Enya. Vá-se lá saber porquê ;-). Talvez porque a sua musica nos faça reviver momentos (Su)rrealistas, à imagem dos seus videoclips. Talvez porque a sua voz melodiosa e angélica nos conduza numa viagem pelos sentidos...

Com certeza haverá mais pessoas que já sentiram essas mesmas sensações. Num qualquer lugar, numa qualquer ocasião, ecoam numa sala cheia de gente os sons de uma musica, e como uma luz que se acende, os nossos olhares procuram-se no meio da pequena multidão, ligados pelos acordes melodiosos, e ao encontrarem-se, cheios de cumplicidade, somos transportados imediatamente numa viagem temporal para locais e situações que ficarão para sempre intemporais.

Haverá, certamente, pelo menos duas pessoas que se revejam nesta descrição...

Estou a ler.... Já terminei.




Após um grande interregno, voltei a ler. E foi rápido. Peguei, devorei, e terminei. Não tinha muito tempo, mas o tempo somos nós que o fazemos. Foi uma prenda quase natalícia, mas que nada teve a ver com esta quadra. Mas foi daquelas prendas que nos sensibilizam... que gostamos de receber. Obrigado... Amigos...
Soube a pouco. Ficamos com vontade de continuar... É um conto, um romance, mas acima de tudo, uma hino ao amor, uma história de vida.
Aconselho:
MEMÓRIAS DAS MINHAS PUTAS TRISTES - Gabriel Garcia Marquez

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Vamos à musica



Hoje vou mudar da fotografia para o video. E para a musica, mais precisamente. Melhor ainda. Para a mensagem que pode ser transmitida, pois a musica foi desde sempre um meio de transmissão de mensagens, mesmo quando estas eram por demais controladas. Podemos falar de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco.... Etc. Etc. Etc. Mas não é desses que me apetece falar. Não que não tenham lugar, obviamente que o têm, e de que maneira. Mas não. Hoje apetece-me falar de um compositor também ele algo controverso ao longo da sua carreira, antigo vocalista dessa também enormíssima banda que são os Pink Floyd. Estou a falar, é claro, de Roger Waters. Apetece-me falar também de um conflito que se prolonga no tempo, ao qual nenhum de nós pode ficar alheio. O Libano. Este país do Médio Oriente, onde se travam lutas de poder, que se arrastam por décadas. Onde as clivagens ocidente/oriente se acentuam, numa zona já de si instável.
O Album, ou melhor, o single, já que é composto apenas por duas musicas, "To Kill The Child" e "Leaving Beirut", sendo o vídeo respeitante a esta última, foi editado apenas para divulgação na internet, em 2005, e esteve para fazer parte da banda sonora do filme/documentário de Michael Moore, Fahrenheit 9/11, mas que acabou por não fazer.
Mas o tema é a música e a sua mensagem. E hoje mostro este vídeo que está no Youtube.com dum concerto que foi dado em Portugal este Verão, no Rock-in-Rio, onde EU tive o enormíssimo prazer de estar, e no qual tocaram ainda nessa noite o Mestre Carlos Santana, o nosso Rui Veloso, para além de outros grupos menos sonantes (pelo menos para mim.). Coloco aqui também o link para a letra integral desta musica, que é um autêntico hino à hipocrisia do ocidente e dos seu novos senhores da guerra. Pena que no vídeo aparece a versão de concerto, a qual é cantada sem obedecer à sequencia apresentada na letra. Embora no concerto, o que falta da letra, vai sendo visualizado tipo banda desenhada no ecrã.
Já agora uma referência para este parte:
"Are these the people that we should bomb
Are we so sure they mean us harm
Is this our pleasure, punishment or crime
Is this a mountain that we really want to climb
The road is hard, hard and long
Put down that two by four
This man would never turn you from his door
Oh George! Oh George!
That Texas education must have fucked you up
when you were very small"

terça-feira, dezembro 12, 2006

Sol Poente

Não tem castelo, mas tinha de a colocar....

PERFIL


Castelo - Silhueta

Mais uns tempos sem por aqui meter os calcantes, neste caso, a ponta dos dedos.
Isto anda complicado. O Tempo não estica. E é esse tempo que não pára, e que nos vai deixando marcas. Marcas na nossa memória, que por vezes reaparecem para nos fazerem lembrar momentos vividos.
E dirá algum transeunte que por aqui passe, perdido, o que tem esta foto a ver com estas balelas???
E eu digo. Tem tudo. Este castelo que nos trás à memória tempos já idos de uma infância irrequieta, onde se ia viver verdadeiras aventuras, combater alguns medos, e brincar. Brincar como hoje não se vê as crianças fazer. Uma ida à pena do índio, ao principio, era uma enorme aventura, pois as alturas não facilitavam, e foi coisa com que nunca soube conviver muito bem... mas depois... bom... já se fazia praticamente a correr.
Hoje, ao olhar para trás, penso: Que sorte que tínhamos. Não havia Playstations, nem Nintendos, nem computadores. Mas nós fazíamos os nossos jogos, e mais realísticos não podiam ser.