quinta-feira, maio 18, 2006

A velha Estação

No outro dia um amigo enviou-me umas fotos por email. Julgando eu ser mais algum daqueles emails que nos chegam todos os dias às carradas de teor... ahhhh!!!! Enfim... Desses. É claro que o titulo das fotos era "Moura***.jpg" e o meu primeiro pensamento foi o de que seria alguma conterrânea, ou não!
Mas como ia dizendo... Esse meu amigo, que é louco por comboios, dedica-se a coleccionar tudo o que venha a respeito, como tal é possuidor de uma vasta colecção de maquinaria, assim como fotos de imensas estações, desde o mais pequeno apeadeiro até à mais avançada "Gare". Pois o assunto era mesmo esse.

Qual foi o meu espanto quando vi a tão saudosa "Automotora" estacionada em frente à nossa estação. E para que não houvesse dúvidas, lá estava bem escarrapachado na parede a identificação em letras maíusculas MOURA.


Melhor ainda, a segunda foto era uma gravura dos tempos daqueles velhinhos "charutos"... Fiquei maravilhado. Mas ao mesmo tempo repensei e... que porra. Ao que as coisas chegam. Hoje, aquele espaço que em tempos foi a principal porta de entrada desta terra, está jogada ao abandono. Não que eu seja um defensor do reactivamento da linha. Não, de todo. Apenas e só para fins turísticos. Aí sim. Porque todos nós sabemos que hoje a grande maioria das pessoas tem viatura própria, e não é com meia duzia de passageiros diários que se consegue manter uma infra-estrutura como esta. E hoje em dia, aliás, como sempre, ninguém trabalha para aquecer.
Mas o que me revolta é o estado de abandono a que a estação (e sua envolvente) está votada. Não só a estação mas também as antigas casas dos trabalhadores da CP.
Eram os Quarteis (esses parece que já
vai...), mas por favor não se esqueçam da estação!!!!
Como é que uma empresa (com capita
is públicos) deixa abandalhar uma coisa que pode render uns milhares??? Não será laxismo??? É com certeza. E não só. Um puro desprezo pelo interior, onde esta empresa (REFER) deita ao abandono infra-estruturas de enorme valor não só económico, como também histórico e humano.
Enfim é o país que temos... Felizmente que ainda há pessoas que com o seu "bixinho" do coleccionismo se vão dedicando a deixar para a posteridade imagens como estas...


terça-feira, maio 16, 2006

O desmoronamento da Verticalidade...


Atalaia Magra
Um dos monumentos da coroa exterior de segurança circundante desta nossa cidade. Graças a Deus que os Espanhois já não pensam em nos invadir (pelo menos de forma muito violenta) pois as nossas defesas estão... como direi... muito desguarnecidas.
Só algumas "minas" se mantêm por lá, com as quais temos de ter muito cuidado para não pisar. Embora, e ao que julgo saber, nos tempos a que remonta a construção, não existisse ainda tal material bélico.
Agora vai servindo para alguns encontros mais quentes e húmidos (mesmo sem estarmos nos trópicos) que deixam um rasto de latex usado à sua volta.

Meu Lirio Roxo do Campo!


Nos campos do Alentejo
Nasce o trigo, nascem flores.
E é por esta bela terra,
que eu me perco de amores...


segunda-feira, maio 15, 2006

Ermida de St.º António (Moura)

domingo, maio 14, 2006


Alentejo Florido