sábado, setembro 30, 2006

Chegou o Outono

Após algum interregno, por falta de tempo, eis-me de volta. Desde o Verão que não dava umas voltas por aqui. E para brindar a nova estação, irão aparecer aqui algumas fotos de tonalidades e ambientes característicos desta nova etapa que chegou.

segunda-feira, setembro 11, 2006

Alguns textos bastante interessantes...

Sobre este tema, aqui deixo alguns caminhos para textos muito mais bem escritos que o meu, com grande comentários, onde podemos fazer alguma reflexão sobre o bem e mal... http://bits.webhs.org/bitaites/?p=2475
http://bits.webhs.org/bitaites/?p=2476
http://bits.webhs.org/bitaites/?p=2444

América, América... para onde nos levas????

Como não podia deixar de ser, nesta data deveremos fazer uma reflexão muito séria sobre o que queremos como futuro para nós e para os nossos descendentes. O mundo, tal como nós o conheciamos, deixou de existir. Desde as últimas décadas do século século passado, até aos nossos dias, a par da evolução tecnológica, o mundo tem cavalgado a um ritmo alucinante. E na maior parte das vezes, infelizmente, nem sempre com o melhor dos resultados. As guerras da ex-jugoslávia, em que tudo continua em "banho-maria", sem se saber muito bem o que dali sairá. O Médio-Oriente, enfim... nem sequer uma réstia de esperança.
Quando as coisas pareciam querer tomar um caminho mais pacífico, o fim do Muro de Berlim, a queda da União Soviética e o consequente final da guerra-fria, pareciam indiciar um futuro melhor.
Mas eis que começamos então a descobrir que os maus, esses seres terriveis que só pensam na queda da raça humana, afinal não desapareceram. Apenas mudaram de local. Ou talvez não. Eles sempre lá estiveram, só que no outrolado da trincheira. Daquele lado que onde a grande maioria da nossa sociedade também se coloca. Os artefactos outrora utilizados para combater o dito "monstro" do comunismo sem sujar as mão, eis que começam a virar-se contra o dono.
Contam-se horrores sobre o que se passa do outro lado do "Muro", mas eis que começamos a apercebermo-nos que deste lado as coisas não são diferentes. Apenas mais bem dissimuladas.
Vemos um lider de um país que para ajudar na luta contra o tal monstro, se torna no melhor aliado, mas eis que um dia nos lembramos de dizer que ele passou a ser o monstro, e com a fachada da luta a favor da "Democracia", se vai a esse país e arrasa-se por completo, apenas para que os interesses de uns senhores que têm umas quantas fábricazitas de armas possam arrecadar mais uns muitos "ões". E é com base nessa fachada da luta pela "Democracia" que se mantém um embargo há dezenas de anos a um outro país, onde, claro, a população vive numa agonia diária. No entanto esse povo mostra toda a sua perseverança, e num momento de alguma fraqueza e ansiedade quanto ao futuro político, e vem mostrar todo o apoio ao seu velho líder. A "Democracia" não é a vontade do povo? Parece que para esses senhores essa "Democracia" só é válida quando é da mesma cor da nossa. E mais. Se deixa abafar, subjugando-se a um poder corrupto, onde só os interesses económicos interessam.
"Democracia"?? -
Alguém se lembra como este senhor ganhou as primeiras eleições???
E esses senhores que tanto bem querem ao mundo, têm o descaramento de vir dizer que "não existem provas concretas que a emissão de gases esteja a causar as alterações climáticas..." e recusam-se a assinar o protocolo de kyoto. E eis que levam com o Katrina, e mais uma vez, se vê a fraqueza da super-potência, que deixa ao abandono uma cidade inteira, numa das zonas mais pobres do país.
Esses senhores que fazem de pessoas como Bin Laden, dos Talibans, e outros que tais, aliados no combate ao "comunismo"...
Esses senhores que se dizem o país das liberdades, mas que efectivamente, vivem um tipo de fundamentalismo muito mais perigoso, cultivando a cultura do medo, de modo a manter o poder de forma totalitarista.
Esses senhores que atropelam todos os direitos internacionais, que apoiaram Pinochet's, e todas as ditaduras sanguinárias Sul-Americanas.
O país das liberdades, onde se fazem escutas indiscriminadamente, onde se criam prisões para manter suspeitos de terrorismo, sem culpa formada, durante anos, sobre tortura. Qual a diferença para a tortura praticada por Sadam?

E eis que chega o 11 de Setembro, e... tudo muda... só que para pior.
Mas será que o aliado mudou????


Nota. Obviamente esta foto não é minha... foi tirada da net: http://killtown.911review.org/

terça-feira, setembro 05, 2006

Reflexos na dupla foz

No seguimento do que já disse anteriormente, uma das mais valias que nós temos agora na nossa zona, são estes grandes espelhos de água. E há que aproveitá-los. Eu, à minha maneira, vou tentando aproveitar da melhor forma, já que para banhos... não obrigado. Dando umas voltas e tirando umas fotos.
Esta foto é na foz da ribeira de Torrejais, que por sua vez, agora, é também a foz do Ardila.