quarta-feira, dezembro 13, 2006

Vamos à musica



Hoje vou mudar da fotografia para o video. E para a musica, mais precisamente. Melhor ainda. Para a mensagem que pode ser transmitida, pois a musica foi desde sempre um meio de transmissão de mensagens, mesmo quando estas eram por demais controladas. Podemos falar de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco.... Etc. Etc. Etc. Mas não é desses que me apetece falar. Não que não tenham lugar, obviamente que o têm, e de que maneira. Mas não. Hoje apetece-me falar de um compositor também ele algo controverso ao longo da sua carreira, antigo vocalista dessa também enormíssima banda que são os Pink Floyd. Estou a falar, é claro, de Roger Waters. Apetece-me falar também de um conflito que se prolonga no tempo, ao qual nenhum de nós pode ficar alheio. O Libano. Este país do Médio Oriente, onde se travam lutas de poder, que se arrastam por décadas. Onde as clivagens ocidente/oriente se acentuam, numa zona já de si instável.
O Album, ou melhor, o single, já que é composto apenas por duas musicas, "To Kill The Child" e "Leaving Beirut", sendo o vídeo respeitante a esta última, foi editado apenas para divulgação na internet, em 2005, e esteve para fazer parte da banda sonora do filme/documentário de Michael Moore, Fahrenheit 9/11, mas que acabou por não fazer.
Mas o tema é a música e a sua mensagem. E hoje mostro este vídeo que está no Youtube.com dum concerto que foi dado em Portugal este Verão, no Rock-in-Rio, onde EU tive o enormíssimo prazer de estar, e no qual tocaram ainda nessa noite o Mestre Carlos Santana, o nosso Rui Veloso, para além de outros grupos menos sonantes (pelo menos para mim.). Coloco aqui também o link para a letra integral desta musica, que é um autêntico hino à hipocrisia do ocidente e dos seu novos senhores da guerra. Pena que no vídeo aparece a versão de concerto, a qual é cantada sem obedecer à sequencia apresentada na letra. Embora no concerto, o que falta da letra, vai sendo visualizado tipo banda desenhada no ecrã.
Já agora uma referência para este parte:
"Are these the people that we should bomb
Are we so sure they mean us harm
Is this our pleasure, punishment or crime
Is this a mountain that we really want to climb
The road is hard, hard and long
Put down that two by four
This man would never turn you from his door
Oh George! Oh George!
That Texas education must have fucked you up
when you were very small"

2 comentários:

Moinante disse...

Sah'Nak amigo , fiquei fascinado a ver este mito , lenda , druida ...ou o que lhe quizerem chamar .Junto com o falecido Sid Barret , David Guilmore entre outros , formaram uma das mais brilhantes bandas de todos os tempos . E as causas nesse tempo já eram as mesmas de hoje . Tenho pena que o mundo seja como é .
Até breve .

Moinante disse...

Bem voltei novamente só para desejar "Boas Festas ".